quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Missionária Maria Célia del Valle


Durante a enchente que ocorreu no nordeste no ano passado, nós a convocamos e ela veio correndo, ou para ser mais exato voando. Naquele cenário caótico que afligiu várias cidades de Pernambuco e Alagoas a "Dra. Célia" se sentiu absolutamente a vontade (apesar do desconforto), motivada (apesar do desafio e enorme assolação).
Chegando na cidade de Barreiros - PE - uma das mais destruídas - Foi questionada por um oficial do exército, que atuava na coordenação da equipe de resgate e apoio as vítimas daquela tragédia:
- Qual a especialidade da doutora? - perguntou o oficial
- Pobre - respondeu ela sem pestanejar.
De fato tem sido assim o seu ministério e a sua caminhada. No sertão nordestino, entre os ribeirinhos... onde houver pobre, Maria Célia del Valle sempre está por perto, disponibilizando todo o seu conhecimento em clínica médica, acolhendo ao enfermo, prescrevendo medicamentos que ela mesma arrecada (usando o que ela chama de ministério de "pidão"). Fazendo discípulos, arrebanhando acadêmicos e profissionais da área da saúde que têm viajado em sua compainha; Pregando o Evangelho da maneira mais clara, pondo em prática a fé em Cristo, fato não muito comum em nossos dias, onde a igreja, geralmente, exagera em caras e bocas.
Ela é gente que faz, não tem arrodeios, sua objetividade e franqueza são impressionantes. Seu amor aos pobres nos remetem Aquele a quem ela serve e por quem ela vive - Jesus de Nazaré.

"O Espírito do Senhor é sobre mim. Pois, me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração.
A pregar liberdade aos cativos e restaurar vista aos cegos. A por em liberdade os oprimidos. A anunciar o ano aceitável do Senhor."


Um comentário: